ESTUDO 1 OBJECTIVO:

DISCUTIR A RELEVANCIA DA BIBLIA AO CRISTÃO

O que diz a Bíblia sobre si própria?

O escritor da epístola para os Hebreus disse o seguinte sobre a maneira em como Deus tem falado através dos séculos sobre a existência do homem:

"Hebreus 1:1-2 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; " (Bíblia utilizada: João Ferreira de Almeida Atualizada)

O Antigo Testamento

O conceito de muitas vezes e muitas maneiras é importante. A palavra escrita não estava sempre disponível e de tempo a tempo Deus revelaria os Seus pensamentos aos patriarcas como Abraão, Noé, etc. através de eventos milagrosos. O livro de Géneses regista muitos desses encontros iniciais entre Deus e homem. Á medida que o tempo passava Deus utilizaria várias maneiras para focar a atenção do homem (por exemplo o arbusto ardente em Êxodo 3:2), e enviaria mensageiros, com Moisés, Josué, Débora, etc. para comunicar as suas palavras ao povo.

Ao que parece, com o desenvolvimento da escrita Deus começou a utilizar este médio para captar a Sua mensagem para nós na posteridade. Ele inspirava profetas e professores a registar o que Ele queria dizer á humanidade. Ao contrário de muitas outras escrituras sagradas de outras religiões populares, o conjunto de livros chamados Velho Testamento, do qual fazem parte as escrituras antes do nascimento de Cristo, afirma consistentemente ser a palavra de Deus. Jeremias 1:9, Amos 1:3, 6, 9, 11 & 13, Mica 1:1 e muitas mais passagens indicam que os profetas percebiam as suas frases registadas como se fossem faladas directamente por Deus. Desta maneira " 2Pe 1:21 homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo". Paulo refere-se aos livros do Antigo Testamento como "as Sagradas Escrituras", que nos foram entregues "divinamente inspiradas" (2Ti 3:15-16)

O Novo Testamento

Este conceito de inspiração é utilizado pelos escritores do Novo Testamento. O Novo Testamento é uma colecção de escritas que reclamam a autoridade das Escrituras, principalmente através da associação com aqueles reconhecidos como Apóstolos antes de Atos 15. Nota que o Apostolo Pedro agrupa as epístolas de Paulo, "escritas de acordo com a sabedoria que lhe foi dada" com "as restantes Escrituras" (2 Pedro 3:15-16). Após a morte desses apóstolos não foi escrito qualquer livro que tenha sido mais tarde aceite como parte do que agora chamamos A Bíblia.

Os apóstolos que caminharam com Cristo, como João e Pedro, registaram os principais acontecimentos do ministério de Jesus e as suas instruções para nós (1 João 1:1-14; João 21:24,25). Eles foram "testemunhas oculares da Sua Majestade", obtiveram a "confirmação da palavra profética" e fizeram-nos conhecer "o poder e a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo" (2 Pedro 1:16-19).

Lucas, um médico, em conjunto com outra pessoa considerado como historiador, coleccionaram histórias de "testemunhas oculares e ministros da palavra" e escreveram "um registo ordenado" para  nós "para que conheças plenamente a verdade das coisas em que foste instruído" (Lucas 1:1-4).

Jesus disse que seria o Espírito Santo que relembraria os apóstolos das coisas que Ele falou (João 14:25). O Espírito Santo, tal como inspirou os escritores do Antigo Testamento, inspiraria os apóstolos a compor os seus livros e cartas para nós e os guiaria para toda a verdade (João 15:27, 16:13). As Escrituras representam para nós um testemunho verídico das boas novas de Jesus Cristo.

As Sagradas Escrituras são a Palavra inspirada de Deus

Consequentemente a reclamação bíblica é de que as Sagradas Escrituras são a Palavra Inspirada de Deus, o verídico e preciso registo da revelação de Deus para a humanidade. As Escrituras falam com autoridade divina. Podemos ver que a Bíblia é dividida em duas partes: o Antigo Testamento, mostrando que Deus falou pelos profetas como diz em Hebreus; assim como o Novo Testamento, revelando também em Hebreus 1:1-2 o que Deus nos fala através do Seu Filho (via as escrituras dos Apóstolos). Portanto, através das palavras das escrituras, membros da família de Deus são "edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina;" (Efésios 2:20).

REFLEXÃO: A Bíblia é consistente em afirmar que é a palavra inspirada de Deus? Quais são as implicações para o crente?

Qual é o valor das Escrituras para o crente?

As Escrituras conduzem-nos á salvação através da Fé em Cristo

Ambos Velho e Novo Testamentos descrevem o valor das Escrituras ao crente. "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho." (Salmos 119:105). Mas para onde nos guia a Palavra? Isto é analisado por Paulo quando ele escreve ao evangelista, Timóteo. Note exactamente o que ele diz em 2 Timóteo 3:15

"e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus. " (João Ferreira de Almeida Atualizada)

Esta passagem chave enfatiza o facto de que as Escrituras conduzem-nos á Salvação através de fé em Cristo.

Jesus explicou que as Escrituras testemunhavam sobre ele. Explicou que "importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos." (Lucas 24:44) Essas Escrituras apontavam para Cristo como o Messias. No mesmo capítulo Lucas regista que Jesus juntou-se a dois discípulos que caminhavam para a aldeia de Emaús, e que "começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras." (Lucas 24:27)

Noutra passagem em que Jesus era perseguido pelos Judeus que pensavam que a aderência ás Escritura era o caminho para a vida eterna, Jesus corrigiu-os dizendo, "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; mas não quereis vir a mim para terdes vida!" (João 5:39-40)

Portanto o primeiro objectivo das escrituras é apontar-nos para Jesus Cristo para que sejamos salvos e tenhamos a vida eterna.

As Escrituras santificam e preparam-nos

As Escrituras conduzem-nos á salvação em Cristo, e através do esforço do Espírito Santo nas Escrituras somos santificados (João 17:17). Viver as nossas vidas de acordo com as verdades das Escrituras mantêm-nos distintos.

Paulo esclarece em 2 Timóteo 3:16-17:

"Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra."

As Escrituras apontam-nos para Cristo como meio de salvação assim como informam-nos das doutrinas de Cristo para que através do Espírito possamos crescer em semelhança a Ele. Em 2 João 1:9 explica que "Todo aquele que vai além do ensino de Cristo e não permanece nele, não tem a Deus. " e Paulo insiste no nosso consentimento das "sãs palavras" de Jesus Cristo (1 Timo 6:3). Jesus afirmou que os crentes que acreditam na Sua palavra são como pessoas sábias que edificam as suas casa na rocha (Mate 7:24).

As Escrituras portanto são úteis para a salvação assim como trazem o crente á maturidade espiritual e equipam-no/a para o trabalho da Boa Nova. A Bíblia não falha em desempenhar todas estas coisas. As Sagradas Escrituras são infalíveis e são fundamentais para a Igreja em todas as matérias de doutrina e para a vida devotada a Deus.

REFLEXÃO:  Qual é o propósito principal das Escrituras ? Adicionalmente, quais são as outras duas razões que Paulo sugere ser de beneficio ao crente ? Será que a Bíblia nos indica ser um livro de referência para assuntos não espirituais ?

Estudar a Bíblia - uma disciplina Cristã

Estudar a Bíblia é uma disciplina fundamental Cristã a qual está bem ilustrada no registo do Novo testamento.

Os justos de Beréia "receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim" (Atos 17:11). O mordomo-mor de Candace, Rainha de Etiópia, estava a ler o livro de Isaías quando Filipe lhe pregou Jesus (Atos 8:26-39).

Timóteo, que tinha conhecido as Escrituras desde criança através da fé da sua mãe e a sua avó (2 Timóteo 1:5, 3:15), foi relembrado por Paulo para explicar correctamente a palavra de verdade (2 Timóteo 2:15), e para "pregar a palavra" (2 Timóteo 4:2).

Tito instrui a cada ancião para "reter firme a palavra fiel, que é conforme a doutrina" (Tito 1:9). Paulo relembra os Romanos de que "pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança" (Romanos 15:4)

A Bíblia também nos adverte contra confiar-mos na nossa própria interpretação das passagens bíblicas (2 Pedro 1:20), contra deformar as Escrituras para a nossa própria destruição (2 Pedro 3:16), e contra nos preocuparmos com debates e batalhas sobre o sentido de palavras e genealogias (Tito 3:9; 2 Timóteo 2:14, 23). "A Palavra de Deus não está presa" pelas nossas pressuposições e manipulações (2 Timóteo 2:9), pelo contrário está "viva e eficaz" e "e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4:12).

REFLEXÃO:  Será que o precedente estabelecido no NT de estudo Bíblico sugere esta prática aos Cristãos de hoje ? Existem maneiras em que as passagens bíblicas tenham sido manipuladas? Como podemos deixar que a Bíblia discirna os pensamentos e intenções do coração?

CONCLUSÃO

A Bíblia é relevante para o Cristão porque:

·         É a inspirada palavra de Deus

·         Conduz o crente á salvação através de fé em Cristo

·         Santifica o crente através do esforço do Espírito Santo

·         Conduz o crente á maturidade espiritual

·         Equipa o crente para o trabalho da Boa Nova

Extracto da Síntese Doutrinal da Igreja de Deus Mundial (Worldwide Church of God)

As Sagradas Escrituras (http://www.idm.pt/doutrina/doutrina.html)

"As Sagradas Escrituras são formadas pelos livros canónicos do Antigo e do Novo Testamento. São a Palavra inspirada de Deus, a fundação da verdade, e o registo preciso da revelação de Deus à humanidade. As Sagradas Escrituras constituem a máxima autoridade em toda a matéria doutrinal, e personificam os princípios infalíveis que governam todas as facetas da vida cristã."

(2 Timóteo 3:15-17; 2 Pedro 1:20-21; João 17:17)  

Leitura adicional

Ver outros artigos no website da Igreja de Deus Mundial :(http://www.idm.pt/artigos/artigos.html) ou em Inglês no website da Worldwide Church of God :http://www.wcg.org/lit/bible/default.htm

Fee, Gordon D & Stuart, Douglas. How to Read the Bible for All Its Worth, 1981, 1993. USA: Zondervan.

Thompson, David L. Bible Study That Works.1994. USA: Evangel Press.

 

 

 

 

Próximo Estudo:

Características de Deus, e como são significantes para o crente